Páginas

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Jane Austen


Website oficial (em inglês) | Site Jane Austen (em português)


Jane Austen figura entre os principais escritores ingleses, sendo que seu livro mais notório (em relação às adaptações) é Orgulho e Preconceito. Além dos seis livros apresentados na imagem acima, Jane também publicou uma peça teatral e três outras obras curtas.

O estilo da autora

Fazendo um registro de sua época, em suas obras Jane Austen aborda a questão da mulher na sociedade e a relação da mesma com o matrimônio. Também faz crítica às aparências e conveniências sociais que julgam o caráter a partir da classe social.

Seus personagens são desenvolvidos ao longo da narrativa e chegam a amadurecer ou mudar o comportamento e visão do mundo através da vivência social.

Ao ler Austen, fico fascinada em ver como a autora molda personagens perspicazes, capazes de analisar a fundo uma situação e descobrir-se certo ou errado apenas com uma reflexão aprofundada dos fatos.

Nada nos romances de Jane é fugaz ou banal. Suas personagens femininas são o foco do narrativa, que se conduz através delas. Não é uma leitura que limita a mulher aos padrões antigos, muito pelo contrário. Ele dá vida às personagens de modo que elas conduzem seus próprios destinos, apesar dos imprevistos e reviravoltas da narrativa.

Romances publicados e Personagens marcantes

Jane Austen: além dos livros

Jane rendeu muitas releituras de suas obras. No YouTube você encontra adaptações muito boas:
  • Minissérie Orgulho e Preconceito (Produção da BBC) - Legendado
  • Vlog com Adaptação de Orgulho e Preconceito - Legendado

Obras como Razão e Sensibilidade, Emma e Persuasão também foram adaptadas para filmes. Mas, se você é fã do estilo e das obras da autora não deixe de assistir O Clube de Leitura de Jane Austen, que promove um verdadeiro debate sobre o significado de seus escritos.

E você, já leu Jane? Deixe nos comentários suas impressões.

7 comentários:

  1. Oi tudo bom?
    Gosto muito de obras que falam sobre a mulher, acho que a mulher atual ainda é muito influenciada pelas antigas convençoes... achei bem interessante essa série, ainda nao conhecia o autor, mas vou incluir na minha lista e começar a ler assim que puder!
    Beijos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Jane está na minha lista desde que li "Perdida" da Carina Rissi, mas ainda preciso tirar um tempo para ir na livraria ou procurar em alguns sites.

    Beijos, Maah
    http://bloggrascunhosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Olha, todo dia eu vejo algo sobre a Jane Austen, e isso só faz minha vontade de ler/ver as adaptações cinematográficas crescer. Eu amo romances históricos,e amo mais ainda com protagonismo feminino. Eu gosto quando essas mulheres são mais do que os olhos podem ver, e se superam apesar da pouquíssima liberdade que tinham naquela época. Hoje em dia somos oprimidas diversas vezes, mas não há termos de comparação com aquele tempo.
    Isso sem falar que com o tanto de críticas positivas que vejo sobre a Jane, é quase impossível já não criar uma empatia inicial mesmo sem ter tido contato com nenhuma obra dela.
    Tô querendo achar oportunidade pra ler antes dos filmes, mas se demorar muito acho que verei eles primeiro mesmo :(
    Beijinhos, Amanda!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não li nada da Jane, mas tenho vontade de ler Orgulho e Preconceito pois todo mundo que conheço diz que é um excelente livro!
    bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O clube de leitura da Jane Austen [e realmente um romance super fofo!
    Tenho Emma e Orgulho e Preconceito mas ainda não li - logo logo! Preciso comprar os outros livros da coleção , ai Deussss rsrs
    Adorei a postagem!Não sabia que tinha séries :o
    Adorei o blog também :)
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Como vai?
    Primeira vez te visitando, vi seu blog no grupo Blogs Literários. =)
    Adorei o post, uma das minhas metas pra 2015 é ler algo da Jane Austen. Pretendo começar com Orgulho e Preconceito!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro a Jane Austen e adorei o seu blog e vc gosta de desafios !!!
    Bjus,

    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.com.br

    ResponderExcluir