Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Balanço das leituras de 2016

Todo começo de ano eu tenho vontade de ler mais. Na verdade, esse gás todo costuma chegar em novembro, quando a faculdade começa a dar aquela folga na rotina e eu tento superar o número de livros lidos no ano anterior. Eu fico com a esperança de ler horrores para compensar as procrastinações ao longo do ano. Nunca dá certo. Mas eu teimo em recomeçar o ano batendo o pé e fazendo tudo de novo. E por que esse ano seria diferente?

Escrevo esse post com a convicção de que esse ano eu vou arrebentar a boca do balão em termos de metas literárias (Deus, por favor, me ajuda nessa jornada). Mas sei que lá pra maio eu vou estar pedindo arrego - ou melhor, lutando para terminar um livro de menos de 200 páginas. A procrastinação é um vício, minha gente.

A vida é cruel e a danada tem seus ciclos. Daí a função desse post: dar aquela revigorada nas forças e aquele puxão de orelha. Quero ler esse post como se ele me dissesse: "Andressa, para de graça, termina o livro, caramba".

Agora, enquanto as expectativas estão altas, é hora de comemorar os feitos literários. E, esse ano, eu li bem mais que em todos os anos anteriores e pretendo seguir no ritmo até quando der. 

Pra variar, vi a retrospectiva de leitura que a Jéssica Carvalho do Extra Literário fez e divulgou lá no grupo do 30:MIN (em Prezi, meu Deus!) e é óbvio que eu quis fazer uma também. Só que uma combinação de inabilidade com Prezi e preguiça me fizeram correr pro Canva e fazer um bannerzinho mesmo. É o que temos para 2016, um ano que muita gente quer apagar da história. Então, esqueça isso de Prezi. Aqui a gente tem intenção, mas não é sempre que dá. Apreciemos:


Ao todo, li 24 livros; mas, depois de analisar melhor a lista de lidos de 2016, tirei informações bem úteis que valem a pena eu ressaltar aqui:


  • Percebi que, embora eu leia bastante livros nacionais - 10 de 24 -, eu ainda estou focando muito nos autores de língua inglesa (foram 6 livros de autores estadunidenses e 3 de ingleses). Fora desse eixo centralizador que perpassou minhas leituras em 2016, estão 1 livro de autor japonês, 1 de autor francês e 3 de autores colombianos. 
  • Em relação ao gênero, li apenas 7 livros escritos por mulheres (mais 2 escritos tanto por homem quanto por mulher); a maioria absoluta foi de autores masculinos. Por conta disso, pretendo aderir ao Leia Mulheres e aumentar meu número de autoras lidas neste ano - quem sabe não rola de eu ir em um dos encontros de São Paulo? São possibilidades).
  • Meu apego ao livro físico não é fase, é coisa minha mesmo. Esse ano, a goleada foi de 22x2.
  • Em termos de páginas lidas, esse ano fiquei por volta das 5 mil.

Eis a lista de lidos (qualquer dúvida, entrar no meu perfil no Skoob - separei bonitinho por ano lá):


Não sou adepta do Good Reads, mas a vida é cheia de surpresas, não é mesmo? Gosto bastante do Skoob, mas quero testar a concorrência. Quem sabe eu faço um test drive esse ano... E quem sabe eu não leio mais esse ano? Afinal, ler tem sido um hábito que me possibilitou inúmeras descobertas e ampliou meus horizontes. Nada mais justo que ampliar a cada ano o espaço para os livros na minha vida . Afinal, os obstáculos estão aí e quem não é viciado em procrastinar os enfrenta muito bem, obrigada.

Fica aí minha conclusão clichê do meu "2016 literário".

13 comentários:

  1. Adorei esse balanço, tenho que fazer um também, eu só uso o skoob para controlar a minhas leituras. Eu geralmente coloco uma meta de 100 livros por ano, e comecei a ler bastante autor nacional por causa da amazon. Tomara que você consiga aumentar esses números.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andressa! Em primeiro lugar grato por sua visita ao meu humilde bloguezinho. :)

    Muito bacana o seu balanço literário de 2016. Ótimos títulos: "Fahrenheit 451" é ótimo (se tiver a oportunidade, leia também "Crônicas marcianas", do mesmo Bradbury), "Maus" é uma HQ que já li e reli sei lá quantas vezes e "O pequeno príncipe" é uma leitura que deveria merecer mais atenção nestes tempos tão ásperos em que estamos vivendo. Para este ano quero ler/conhecer um autor que vi na sua lista: Gabriel Garcia Márquez. Tomara que eu consiga.

    Parabéns pelo seu blog e leituras. Um ótimo 2017 para você sempre com bons livros! :)

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Vejamos pelo lado positivo: você leu mais em 2016 do que nos anos anteriores, então com certeza vai ler ainda mais em 2017! Força! Observando os meus lidos, agora que vi o seu balanço, percebi que leio mais livros de autoras do que autores. Que emoção...haha' agora só falta eu parar de ficar lendo livros norte-americanos e ingleses e começar a ler livros de outros países *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa!
    Acredito que mais do que a quantidade e a qualidade dos livros lidos, o importante é não deixar de ler, reservando ao menos um tempinho para esse maravilhoso hábito no dia-a-dia. Não li nenhum desses que você apresentou, mas minha filha leu "Maus" ano passado e adorou! Eu amo o filme "Orgulho e Preconceito", mas confesso que o livro ainda não li. Espero que você tenha leituras deliciosas em 2017!!!
    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Nunca pensei em fazer essa espécie de feedback de leitura e achei bem interessante. Ano passado eu li por volta dos 20 livros também, mesmo querendo focar em literatura navional,querendo ou não, acabamos lendo mais livros estrangeiros. E por incrível que pareça, li mais livros escritos por mulheres.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei a postagem com o balanço de livros lidos e quais características do mesmo.
    Espero que consiga seus objetivos de ler mais em 2017, mas não fique triste caso não consiga porque sei como é difícil conciliar a vida de estudante com as leituras e tantos outros afazeres que temos!!!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também tenho apego aos livros físicos, rs, li mais de 130 livros em 2016, se cinco foram e-books, foi muito. Achei muito legal essa forma de balanço, nunca tinha visto desse jeito. Interessante parar para pensar sobre números de leituras de livros nacionais e estrangeiros divididos por nacionalidade, e ainda sobre quantos foram escritos por homens ou por mulheres. Boas leituras pra você em 2017!

    ResponderExcluir
  8. Mesmo não sendo prezi seu balanço ficou ótimo, viu? Bem direto e clean, adorei mesmo!
    Eu também não consigo ser tão adepta do kindle, acabo sempre nos físicos mesmo... Queria mudar isso pois é muito prático, né?
    Espero que seu 2017 seja repleto de leituras ótimas!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, sua linda, tudo bem?
    É assim mesmo, tem épocas em que as obrigações começam a pressionar, ficamos sem tempo aí é mais dificil ler. Mas gostei de saber que está empolgada para começar o ano e fiquei feliz em ver o Caso dos Dez Negrinhos na sua lista e o Sol é para todos, duas grandes obras. Seu balanço ficou ótimo, arrasou nesses graficos.
    beijinhos.
    cila.
    cantinhoparaleitura.blogspoat.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Adorei seu balanço de leituras, tive vontade de fazer também, mas eu li muito pouco este ano... =( Espero poder me recuperar e fazer um balanço bem bacana em 2017! Ler alternadamente clássicos e contemporâneos e também mais livros escritos por mulheres!
    Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Achei muito interessante a forma como você analisou suas leituras, farei isso.
    Pretendo ler mais mulheres e mais autores nacionais também, nem preciso analisar direitinho para saber que li poucos hahaha.
    Adorei a ideia do post, espero que esse seja um ótimo ano para você, beijos!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa!
    Menina, que imagem mais linda para representar o balanço de leituras! Fiquei com vontade de fazer uma com os 34 que li em 2016 também, rs, mas mesmo por cima, diferentemente de você, li muitas autoras, a grande maioria, e também nacionais. Entre e-books e físicos porque o preço da Amazon ajuda muito a aumentar meu acervo digital, haha. Que suas leituras nesse ano de 2017 sejam ainda melhores e diversificadas como você deseja! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, sei bem como é essa sensação, me sinto assim todo fim de ano também, as vezes até dá certo de ler bastante mas falho miseravelmente em atingir metas (que jogo lá em cima) ou em alcançar o número de leituras do ano anterior, parece que a cada ano minhas leituras diminuem :(
    Adorei o banner que você fez, normalmente vejo meu padrão pelo skoob e nunca tinha pensado em fazer algo mais abrangente, acho que vou tentar fazer aqui e para analisar em quais leituras eu deveria investir, tentar inovar sabe. Adorei a postagem

    ResponderExcluir